Ergonomia e Bem-estar - Proh

prohblog

Ergonomia e Bem-estar

Blog - Destaque

Você sabe o que é ergonomia?

A ergonomia vem do termo grego “ergon”, que significa trabalho, mais a junção do termo “nomos” que significa leis, ou seja, a ergonomia estuda as condições de trabalho ideais. É uma ciência que tem como objetivo tornar o ambiente de trabalho compatível com as necessidades físicas e psíquicas dos colaboradores, considerando o tipo de atividade e o perfil do trabalhador.

Sua aplicação na arquitetura visa através do planejamento adequado a otimização das condições de trabalho humano, sendo por meio de métodos e tecnologia do desenho industrial e design anatômico.

Ergonomia no ambiente corporativo

A ergonomia no ambiente corporativo estuda, desenvolve e aplica regras e normas para organizar o trabalho, buscando proporcionar maior qualidade de vida aos colaboradores e, por consequência, aumento da produtividade e desempenho durante as atividades funcionais.

O trabalhador passa cerca de um terço de seu dia dentro da empresa, e em alguns casos até mais. Diante desse cenário é fundamental fornecer as condições de trabalho ideais para que o colaborador possa operar de maneira saudável e produtiva, portanto é aí que ergonomia entra em cena.

Vivemos em uma realidade competitiva em um cenário econômico instável, a produtividade torna-se cada vez mais essencial para manter a lucratividade nos negócios e a ergonomia traz uma relação de custo-benefício ideal para empresas que visam obter melhores resultados.

Benefícios da ergonomia no trabalho

A ergonomia visa a enriquecer o conceito de produtividade conjugado aos conceitos de eficácia, bem-estar e qualidade”.

A Ergonomia surte impacto direto na saúde e bem-estar no quadro de funcionários, pois a má postura e o uso de equipamentos inadequados podem ocasionar lesões a longo prazo, comprometendo então a integridade e também a produtividade do colaborador.

Além de tudo, a ergonomia aplicada de maneira correta, ela também contribui na redução de gastos, pois acaba evitando afastamentos por lesões e a perda de produtividade com os funcionários debilitados, ou com um elevado nível de estresse. Portanto, pessoas motivadas e saudáveis executam tarefas com resultados superiores, é como se fosse uma equação. Qualidade de vida está diretamente relacionada à produtividade, tanto no trabalho quanto em um aspecto geral.

Valorização do colaborador

Foto para Blog

Uma empresa que proporciona boas condições de trabalho para os seus colaboradores, cria um ambiente estimulante e confortável, fazendo com que eles se sintam mais dispostos a exercer as suas funções dentro daquele espaço.

Pode não ser tão evidente, mas a sensação de bem-estar gerada através da ergonomia faz com que os trabalhadores se sintam valorizados e reconhecidos pela instituição. 

Quando isso ocorre torna o ambiente propício ao desenvolvimento do trabalho em equipe, os trabalhadores ficam mais motivados para bater as metas e fazer com que a empresa cresça como um todo. Muitas empresas utilizam essa prática como uma estratégia para reter e desenvolver novos talentos, para que assim possam obter uma vantagem competitiva dentro do mercado.

Evite lesões

Foto para Blog

O desenvolvimento de distúrbios como LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho), são exemplos de lesões mais comuns que ocorrem no ambiente de trabalho. A falta de condições físicas adequadas pode ocasionar o desenvolvimento de problemas de saúde. Não apenas a saúde física, mas também o bem-estar psicológico do colaborador.

Um ambiente planejado, que proporcione segurança e conforto aos colaboradores, é fundamental para empresas que realmente se preocupam com as pessoas e almejam um desenvolvimento a longo prazo, pois o bem-estar é um dos elementos chaves para o sucesso de uma organização.

“Investir no material humano é investir no futuro dos negócios e, a ergonomia é um ótimo ponto de partida na promoção do bem-estar.

Compartilhar:
FacebookLinkedInTwitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

mais lidos