O que é neuroarquitetura - Proh

prohblog

O que é neuroarquitetura

O que é neuroarquitetura

Com o passar dos anos a arquitetura se expandiu e trouxe combinações com outras áreas para potencializar a construção de um local. Sabemos que tudo que vimos e sentimos passa pela forma com que o cérebro trabalha, ao ver um lugar bem organizado, cores que chamam nossa atenção, entre outras coisas.

Uma dessas extensões é a neuroarquitetura que une os conceitos da neurociência e arquitetura, trazendo os pressupostos científicos do funcionamento do cérebro humano para as atividades projetuais de Arquitetura e projetos sustentáveis.

Ela surgiu em 2003 visando promover e avançar o conhecimento que vincula a pesquisa em Neurociência a uma crescente compreensão das respostas humanas ao ambiente construído.

A seguir falaremos mais sobre a neuroarquitetura, acompanhe a leitura!

Como a neuroarquitetura pode ajudar na retenção dos funcionários

Projetos corporativos como esse, podem proporcionar um ambiente de trabalho prazeroso para os funcionários de forma que não seja cansativo estar no local. É possível fazer isso possibilitando conforto, segurança, um layout organizado com cores e texturas agradáveis e até vegetação, para trazer um ar de tranquilidade e paz.

Tudo estimula a criatividade, a integração das pessoas e o bem-estar dos funcionários, aumentando a produtividade da empresa.

Neuroarquitetura e biofilia

Podemos definir a biofilia como o “amor à vida”, que está totalmente interligada com a neuroarquitetura. A junção desses dois estudos resultam num lugar com menos stress e ansiedade, trazendo mais motivação para as pessoas. Por conta da aplicação de materiais naturais, como plantas, por exemplo, além de uma boa iluminação natural. 

Como é feito um projeto de neuroarquitetura

Leva-se em conta diversos aspectos, como: necessidade de cada local, horário de funcionamento e alimentação e quantidade de pessoas. Os profissionais da área irão analisar todos esses fatores, conforme o que foi pedido pelo contratante.

Quais os benefícios da neuroarquitetura

  • Melhora a qualidade de vida dos ambientes;
  • Aumenta a produtividade de funcionários;
  • Ajuda a desenvolver a integração entre as pessoas;
  • Passa uma boa impressão para que está de fora;

Conte com um escritório de arquitetura corporativa

A Provecto agora é Proh Arquitetura. Uma empresa com quase 30 anos no mercado e possui profissionais qualificados para tornar o seu projeto realidade. Entre em contato com nosso escritório de arquitetura corporativa!

Compartilhar:
FacebookLinkedInTwitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

mais lidos