Última Obra de Oscar Niemeyer – Proh

prohblog

Última Obra de Oscar Niemeyer

“A Esfera Niemeyer”

Oscar Niemeyer, em Brasília, ao lado do Palácio do Planalto

O último projeto do maior nome da arquitetura Brasileira, Oscar Niemeyer foi desenvolvido na Alemanha na cidade de Leipzig no ano de 2011, um ano anterior a data de sua morte aos 104 anos. O projeto foi construído postumamente e inaugurado apenas em 2020 devido a pandemia.
A ideia ousada para um projeto tão inovador, partiu do empresário Alemão Ludwing Köhne que foi atrás do arquiteto brasileiro com uma ideia um tanto quanto inusitada: ele gostaria de construir um anexo para a sua empresa que poderia servir tanto como restaurante quanto um espaço para eventos.

Segundo Ludwig Koehne, a ideia de desenhar uma obra que beneficiasse os trabalhadores agradou muito Niemeyer, assim como o contraste entre a construção esférica futurista e a fábrica de tijolos antiga.
A “Esfera Niemeyer” foi construída em uma fábrica de tijolos vermelhos do século XIX, utilizada pela empresa segmento ferroviário Kirow. E o design é uma esfera totalmente futurista com formas sinuosas contrastando fortemente com o entorno do projeto.

Imagem da Esfera de Niemayer

A Obra contou com 50 moldes de madeira talhadas à mão para criar o efeito de uma concha de concreto da esfera, enquanto o vidro comporta um design sinuoso com base em cristal líquido inteligente, capaz de controlar a transmissão de luz no edifício.

O design principal da obra foi com base no projeto original desenhado por Niemeyer em 2011, enquanto os outros detalhes foram desenvolvidos ao longo dos anos por Jair Velara, gerente de escritório do estúdio Oscar Niemeyer.

O legado de Niemeyer é de proporção global com projetos ao longo de todo o planeta. Suas obras são carregadas de inovação e técnicas singulares se destacam no universo arquitetônico, como é o caso do da esfera Niemeyer.

Compartilhar:
FacebookLinkedInTwitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

mais lidos