Acústica e produtividade – Proh

prohblog

Acústica e produtividade

Blog - Destaque

Aposto que em um algum momento da sua vida, você já esteve em uma importante ligação de negócios e seus colegas do entorno não paravam de conversar, exigindo um grande esforço para que fosse possível ouvir a pessoa do outro lado da linha. Bom, a acústica é um problema comum em grande parte das empresas, acaba gerando irritabilidade, que por consequência diminui a produtividade e qualidade de vida do colaborador.

Toda essa poluição sonora compromete a concentração da equipe, e simples tarefas passam a levar o dobro do tempo necessário para serem executadas, que dentro do ambiente corporativo, cada segundo desperdiçado é ruim para os negócios. Ou seja, além de ser ruim para a saúde humana, também é prejudicial para a saúde dos negócios.

Para solucionar esse problema, um planejamento arquitetônico com tratamento sonoro proporciona maior sensação de bem-estar e otimiza as tarefas operacionais dos colaboradores.

Planeje seu escritório

Os escritórios corporativos são ambientes que comportam um grande número de pessoas, sendo assim, o som ambiente pode ser muito estressante apenas pela concentração de pessoas presentes no local. Agora some isso aos barulhos externos como sons de elevadores, instalações hidráulicas e tantos outros que podem acabar com uma reunião. Cada um desses fatores deve ser considerado na hora de pensar no planejamento do espaço.

A estrutura física do ambiente é o que determina a sensação proporcionada aos ocupantes, por exemplo, em um ambiente bem estruturado deve se considerar todas as características do local como: a disposição de cada posto de trabalho, as instalações hidráulicas e elétricas, paredes e divisórias, além de cortinas antirruído, piso e também o mobiliário adequado. O conjunto desses fatores, evita a poluição sonora tornando o ambiente funcional e harmônico.

As divisórias que segmentam os postos de trabalho, assim como a implementação de carpetes e forros acústicos, além de garantirem uma maior privacidade ao ocupante, diminuem consideravelmente o nível de ruído no local.

As instalações internas como, tubulações e ar-condicionado necessitam de isolamento acústico, com materiais de alto desempenho proporcionando um bom isolamento termoacústico, assim impedindo que barulhos indesejáveis sejam propagados através dos tubos.

A harmonia acústica é excelente para os negócios

Ao entrar em um ambiente barulhento você sente um certo desconforto ao permanecer no local, e no ambiente corporativo possui um agravante. Isso influencia diretamente nos negócios, já que a sensação de desconforto e irritabilidade geradas pela poluição sonora pode comprometer uma reunião e criar uma imagem ruim da empresa na mente de um cliente em potencial.

Devido a isso, as empresas passaram a ter um cuidado especial em produzir ambientes mais agradáveis aos sentidos, sendo necessário um estudo detalhado que vai além dos parâmetros estéticos. Hoje em dia, além de uma bela aparência, cada detalhe do ambiente deve ser planejado para promover o bem-estar, e uma boa acústica é fundamental.

A impressão que o cliente formula da sua empresa vai além dos aspectos tangíveis, utilize a acústica ao seu favor e conquiste a venda através dos sentidos.

Foto para Blog

Itens essenciais para uma boa acústica

A acústica arquitetônica vem sendo adotada na construção de edificações empresariais, otimizando o desempenho local na harmonização de sons, o que se torna excelente ao usar os materiais corretos no acabamento.

A utilização de painéis acústicos trabalha a harmonia do ambiente, ao mesmo tempo que garantem a privacidade e colaboram para um design mais moderno e sofisticado.

Painéis de lã de vidro possuem um ótimo desempenho no isolamento e tratamento termoacústico, com boa absorção e melhora da qualidade de sons. Os vidros e portas acústicas são fundamentais para eliminar a poluição sonora. Esse isolamento faz com que ruídos externos não entrem no ambiente, assim como não emite sons para os espaços ao entorno.

Cortinas acústicas são excelentes para a redução de ruídos no ambiente, melhorando consideravelmente o conforto acústico, porém não atuam como bloqueadores de som.

O Carpete proporciona um bom isolamento acústico devido a sua constituição, e caso seja necessário, também é possível aplicar uma manta específica como base para a absorção do som embaixo do revestimento.

Tubulações e ar-condicionado necessitam de isolamento acústico com materiais adequados que bloqueiem os sons indesejados pelo sistema de ventilação. Vale ressaltar que não basta apenas impedir a transição de sons de um ambiente para outro, é de extrema importância realizar o tratamento acústico interno, pois elimina problemas como eco, vibrações e abafamento sonoro utilizando os materiais adequados.

Arquitetura humana soa bem

Promover o bem-estar no ambiente de trabalho é fundamental para empresas com visão a longo prazo, que prezam pela qualidade de vida e valorizam seus colaboradores, pois eles constituem o há de mais valioso para qualquer instituição. Devemos olhar para o ser humano antes de iniciar o projeto, avaliar todas suas necessidades e a partir disso, mãos à obra. A relação entre o ambiente e ocupante, deve ser a premissa de todo projeto arquitetônico, e deve se considerar além de aspectos tangíveis a relação direta que possuem nos sentidos e como isso influência no dia a dia das pessoas. E já que estamos falando de acústica, uma arquitetura humana soa tão bem!

Foto para Blog
Compartilhar:
FacebookLinkedInTwitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

mais lidos